Jogo do Bicho é Crime ou Contravenção Penal?

Saiba se o jogo do bicho é crime ou contravenção penal, e veja quais são as punições para esse delito…

jogo do bicho e crime ou contravencao penal ilegal

O Jogo do Bicho é ilegal?

O Jogo do Bicho é Crime ou Contravenção Penal?

O jogo do bicho é considerado uma contravenção penal, e não um crime, portanto as dimensões do delito e da pena são menores.

De acordo com o artigo nº 58 do Decreto Lei nº 3.688 de 3 de Outubro de 1941, a realização ou exploração do jogo do bicho, ou até mesmo a prática que esteja associada à sua realização e exploração, são ações passíveis de pena de prisão e multa. E as pessoas que apostam no jogo são condenadas a pagar uma multa.

Entretanto, mesmo que não seja um crime, o jogo do bicho é ilegal, assim como todos os jogos de azar. Apesar de ser clandestino, o jogo do bicho ainda é realizado e pouco fiscalizado por autoridades, pois como podemos ver as apostas e divulgação de resultados são realizados de forma escancarada.

A história do Jogo do Bicho: um jogo tipicamente brasileiro

O jogo do bicho é um jogo de azar, ou seja, depende da sorte e das probabilidades, e não da habilidade do jogador.

E a história do jogo do bicho, em particular, iniciou no Rio de Janeiro, quando o barão João Batista Vianna Drummond idealizou o jogo, em 1892, para entreter e conquistar mais visitantes para o zoológico – conhecido hoje como Jardim Zoológico do Rio de Janeiro -, do qual era proprietário, e que se encontrava à beira da falência.

Os ingressos eram associados a uma das 25 espécies de animais, de acordo com seus dois últimos números, dentro de 100 opções de dezenas. Com estes números era realizado um sorteio e o vencedor tinha direito a uma parte do valor dos ingressos vendidos.

Hoje em dia, a dinâmica é um pouco diferente. Existem duas formas de apostar. Na primeira e mais simples, cada jogador pode apostar em um animal, em dois animais, em três animais, e assim sucessivamente.

E na segunda opção, os jogadores apostam em números que aparecem junto aos animais no momento do sorteio. Neste caso, o apostador precisa acertar os dois últimos números, os três últimos números ou o número inteiro.

Em relação ao valor da aposta, não há regra. O jogador pode apostar desde alguns centavos até milhares de reais.

Veja Também: O que Deu no Poste Hoje

Deixe um Comentário